Luo Pan - Bússola Chinesa

Estudar os anéis de uma bússola chinesa é um meio extraordinário para ir fundo nos significados: astrológicos, matemáticos e mitológicos do Universo Chinês.

Tipos de bússolas:

• San He Pan: utilizada pela Tradição das 3 Harmonias. Nessa bússola, observamos não somente um, mas sim 3 anéis de 24 Montanhas: Di Pan, Ren Pan e Tian Pan.

• San Yuan Pan: utilizada pela Tradição dos 3 Ciclos. Possui somente um anel de 24 Montanhas, (Di Pan - prato da Terra). Possui como anéis específicos os 64 Hexagramas do Yi Jing, utilizados na técnica do Da Gua e o anel das 24 Quinzenas Solares utilizado para determinar quando o sol banha a fachada.

• Zhong He Pan: casamento das Tradições San-He e San-Yuan numa única bússola.
Possui tanto os 3 Anéis de 24 Montanhas, como também a técnica Da Gua.

O estudo da Luo Pan engloba todos os anéis. Estamos acostumados a ler tabelas quadradas, e a separar cada informação como se ela fosse isolada. A partir desse curso o aluno começará a enxergar o todo, passando a ver a Luo Pan como uma tabela que engloba todas as outras.

O uso da Luo Pan torna obsoletas todas as outras tabelas menos o Calendário dos 10.000 anos. Além disso, poder visualizar todas as técnicas ao mesmo tempo, permite perspectiva mais completa da análise.

Conteúdo:

- A origem da Luo Pan
- Seu uso na medida das fachadas
- O estudo detalhado de cada anel
- Sequência do céu anterior, (Xian Tian) e do céu posterior, (Hou Tian), e seus usos
- Luo Shu e suas aplicações:

- As 24 Montanhas

- Estrelas de Recolocação
- As 24 quinzenas solares, quando o sol banha a fachada, as melhores datas para inaugurações, mudanças de residências, etc.
- 12 Ramos Terrestres
- 120 Dragões

- Da Guá - 64 Hexagramas