A Luo Pan é na verdade uma complexa tabela em forma circular.

A grande maioria das pessoas utiliza a Luo Pan apenas como uma bússola normal, para encontrar a fachada e o assentamento dos imóveis, o que é uma pena.

A Luo Pan é uma ferramenta preciosa na análise de Feng Shui e contem todas as informações necessárias para uma análise completa.

Existem 3 diferentes versões de Luo Pan

- A luo Pan San Yuan, como a Luo Pan de Joseph Yu.

- A Luo Pan San He,

- E a Luo Pan Zong He, que mistura as duas.

 

O primeiro passo para compreender uma luo pan é identificar qual é o tipo de Luo Pan.

A Luo Pan San Yuan possui o anel das 24 montanhas impresso apenas uma única vez, e possuem o anel dos 64 hexagramas para o uso do Da Gua, já que esse sistema pertence a tradição San Yuan.

Já a Luo Pan San He possui o anel das 24 montanhas presente 3 vezes, uma relativa ao posicionamento do norte magnético e os outros dois deslocados 7,5 graus para frente (Tian Pan – para medir a água), e 7,5º para traz (ren pan – para medir as montanhas).

A presença dos 3 anéis se torna muito útil para os que pretendem estudar a aplicar dragões de água.

Além disso, na Luo Pan San He no anel das 24 montanhas, as montanhas yin e yang são diferentes da Luo Pan San Yuan, e é justamente essa diferença que caracteriza algumas técnicas especificas de cada escola, como no caso da San He o sistema de puro yin e  puro yang do dragão de água.

Na Luo Pan San Yuan (à esquerda), as montanhas yin e yang se agrupam 3 a 3.

Já para determinar a qualidade yin e yang em cada uma das 24 montanhas na Luo Pan San He, é preciso é associar cada uma das 24 montanhas a um trigrama, e numerar esses trigramas de acordo com Xian Tian Ba Gua (céu anterior). Depois disso, as montanhas associadas a números impares são consideradas yang e as associadas a números pares são consideradas yin.

Repare que na Luo Pan San He a direita a as montanhas yang yin parecem ter um posicionamento aleatório, mas agora já explicado.

 

1 – 3 – 7 – 9 = Yang / 2 – 4 – 6 – 8 = Yi n

 

Claro que há outras diferenças entre os dois tipos de Luo Pan, conforme vocês podem observar nas imagens, mas as outras diferenças se referem à técnicas pouco conhecidas e por isso preferi explicar o anel das 24 montanhas, mais conhecido e utilizado por todos os estudantes, já que é nele que se baseiam as Estrelas Voadoras.

Muitos estudantes chegam ao curso de Luo Pan ostentando com orgulho suas bússolas, e depois se decepcionam porque as bússolas adquiridas não correspondem as técnicas que eles gostariam de aplicar.

O ideal antes de adquirir uma Luo Pan, é conhecer muito bem as técnicas de deseja aplicar, para poder escolher uma Luo Pan que contenha as tabelas necessárias. Caso contrario a Luo Pan continuará sendo uma simples bússola e você terá necessidade de continuar utilizando varias tabelas para fazer os cálculos e analises.

Ao aprender a utilizar uma Luo Pan, você não precisará de outras tabelas, e será capaz de dizer imediatamente usando somente a Luo Pan se uma porta, está ou não bem colocada, onde deve ser o acesso que leva a ela, quais são as curas que devem ser posicionadas e aonde devem ser colocadas, etc.

Em outros artigos estarei explicando outras diferenças e falando sobre o uso de alguns anéis.

Silvia Sacramento