Tenho visto algumas discussões sobre 4 pilares, e percebido que muitos de vocês utilizam calculadores à disposição nos site sobre feng shui (inclusive no meu).

Calculador esse gentilmente cedido por forpilars.net

O programa é muito bom, e funciona bem, mas algumas pessoas por não conhecerem os fundamentos dos 4 pilares do destino, acabam ficando com mapas errados, já que o programa sem a adição da longitude correspondente ao local de nascimento, não faz os cálculos corretamente. O problema não é do programa, é de quem utiliza e desconhece noções de acerto de hora e sua importância.

Por exemplo:

Se uma mulher nasceu na argentina, no dia 4 de abril de 1964 as 16:00hs em Córdoba latitude31s24, Longitude 64w11, e utilizar o programa sem o conhecimento de acerto de hora e sem acrescentar a longitude no local determinado pelo programa, ao calcular seu mapa de 4 pilares terá como resultado:

Mas córdoba não fica no meridiano 45W, nem Buenos Aires, cidade citada no programa junto com Brasília capital do Brasil.

Córdoba fica no meridiano 64w11

E Buenos Aires no 58w27

Em primeiro lugar, vamos explicar o que é meridiano, o que é longitude, o que é latitude.

O globo terrestre foi dividido longitudinalmente em 24 gomos como uma laranja.

Cada uma dessas linhas divisórias foi chamada de meridiano, e uma delas escolhida para ser chamada de meridiano 0, ou ponto de partida da contagem.

A linha oposta a essa foi chamada 180, porque a circunferência tem 360graus, e o lado oposto a um ponto está a 180 graus desse ponto.

Porque o globo foi dividido em 24 partes e não em 30, ou 50.

Para que cada uma dessas partes pudesse ter correspondência com uma hora.

Como o dia tem 24 horas, ou seja a terra leva 24 horas para dar a volta em seu próprio eixo, o espaço entre uma linha e outra equivale rotação da terra em uma hora.

Se nós dividirmos 360 graus (a circunferência), por 24, termos como resultado 15, portanto entre uma linha e outra temos uma distância (em graus), de 15º.

Por isso a primeira linha partindo da linha o foi chamada de 15º, para  direita 15ºE e para esquerda de 15ºO.

Latitude é a divisão da terra em fatias transversais, nesse caso o 0 é  representado pela linha do equador, as linhas acima da linha do equador seguem como latitude Norte, enquanto as linhas abaixo do equador seguem como latitude sul.

Para encontrar qualquer ponto sobre o globo terrestre, basta você conhecer  latitude e a  longitude desse local (informação que nos dá o GPS).

Cruzando as duas informações você encontrará o ponto exato da localização.

Veja um exemplo na animação abaixo em que mostramos a localização de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro no mapa do Brasil. ( descrição diferente espanhol)


Clique na imagem pra ver a animação

Nesse esquema você pode visualizar o globo terrestre e os medianos que indicam a longitude e a latitude.

Cada país, dependendo de sua localização e conveniências econômicas e políticas, adota como meridiano para hora oficial uma dessas linhas.

O que não quer dizer que esse país fique exatamente sob essa linha

Reparem no desenho abaixo os países que adotaram o meridiano 45W e você notará que Argentina adotou esse meridiano para se horário oficial, mas que grande parte de seu território fica sob o meridiano 60W.