Paises que adotaram o meridiano 60W para sua hora oficial.

O mesmo acontece com o Chile, que adota o 60W, mas está muito mais próximo do meridiano o 75W, já que todas as cidades ficam entre 70W e 75W.

Santiago fica na longitude 70w40.

Como nós já vimos, nem sempre o pais fica sob o meridiano escolhido, e mesmo quando está, nem todas as cidades estarão. Por isso, o ideal é indicar qual é a longitude de sua cidade ao calculador, dessa forma ele poderá fazer ao acerto de hora, e utilizar não a hora oficial de seu país, mas a hora real do seu local de nascimento.

Vamos agora falar sobre acerto de hora.

É preciso diferenciar hora oficial, que é adotada pelo país, e usada em todos os locais naquele país, e hora real, baseada no movimento de rotação da terra em volta de seu próprio eixo.

A terra lave 24 horas para dar uma volta completa em torno de si mesma, e por isso o dia possui 24 horas.

Como nós temos 24 medianos, é como se o sol estivesse parado em um ponto enquanto a terra gira.

Se nesse momento o meridiano 45W está apontando diretamente para o sol, a terra levará uma hora para girar e mostrar o meridiano 60W diretamente para o sol, e mais uma hora para mostrar o meridiano 75W, e assim sucessivamente.

Por isso, quando são 12:00hs, no meridiano 45W, são 11:00hs no meridiano 60W e 10:00hs  no 75W.

Isso é o que chamamos de fuso horário.

Todos os paises localizados a direita do meridiano 0 vêem o sol antes dos paises localizados a esquerda do meridiano 0, porque a terra gira em torno de si mesma no sentido anti-horário.

O mesmo acontece com cidades localizadas em um mesmo país.

Todas utilizam o mesmo horário oficial, mas nem todas estão sob esse meridiano, por isso as que possuem longitude inferior a do meridiano adotado tem horário real maior que o oficial, enquanto as que possuem longitude maior que a do meridiano, adotado possuem horário real inferior ao horário oficial.

Vamos ao nosso exemplo:

Uma mulher nascida as 16:00hs em Córdoba na Argentina.

Longitude 64w11

Na imagem abaixo, a linha vermelha grossa representa o meridiano 45W, a linha preta grossa o meridiano 60W, e a linha azul grossa o 75W, a bolinha vermelha a cidade de Córdoba e a linha preta fina o meridiano 64W onde ela se localiza.

 

Quando no meridiano 45W são 16 horas, horário oficial do nascimento dela, no meridiano 60W seriam 15:00hs e no meridiano 75W seriam 14:00hs.

Por isso ela não nasceu as 16:00, tão pouco nasceu as 15:00hs. Como a cidade de córdoba tem longitude superior a 45W, e também superior a 60W, sabemos que em córdoba quando são 16:00hs no horário oficial, ainda não são nem 15:00hs no horário real.

Como saber então que horas são em Córdoba as 16:00horas horário oficial da Argentina

Se nós dissemos que 15 graus equivalem a uma hora

15 graus = 60 minutos

1 grau = 4 minutos

Por isso cada grau que nós andamos para a esquerda de um meridiano, retiramos 4 minutos da hora oficial.

No caso de córdoba, desde o meridiano 45W até o 64W temos 19 graus, portanto:

19X4 = 76 minutos

Ela não nasceu as 16:00hs, mas sim as 14:44 hs. Isso muda totalmente seu mapa de 4 pilares como veremos a seguir.

Nesse caso foi acrescentado -64 ao espaço dedicado para a longitude.

Repare que há uma diferença no mapa para uma pessoa nascida 16:00hs no meridiano 45W e as 16:00hs no meridiano 64 W, o pilar da hora é diferente, já que o horário real de quem nasceu em Córdoba não é 16:00hs, mas 14:44hs.

Portanto qualquer pessoa nascida em córdoba para saber qual seu horário real de nascimento, precisa subtrair da hora oficial 76 minutos.

Quando a cidade pelo contrário tem longitude inferior a do mediano adotado pelo país para o horário oficial, para cada grau que andamos para  a direita, somamos 4 minutos no horário oficial para conhecer o horário real.

Por exemplo: se essa mesma mulher tivesse nascido em Aracaju  no Brasil na longitude 37W.

Como o Brasil adota o meridiano 45W, haveria uma diferença de 8 graus entre a cidade de nascimento e o meridiano adotado, por isso 8X4 =32 haveria uma diferença de 32 minutos entre o horário oficial e o real.

Como a longitude da cidade é menor do que 45, é preciso somar 32 minutos ao horário de nascimento e a pessoa teria nascido as 16:32hs.

Os programas de calculo tem ainda um outro problema referente as pessoas que nasceram no dia que inicia um novo mês solar.

As pessoas nascidas nesses dias deveriam verificar num calendário dos 10000 anos ou em uma efeméride (livro de posicionamentos dos astros), o horário exato desse início do mês (que se da quando o sol passa pelo 15º de cada signo), porque nem sempre os programas levam essa informação em conta.

Para aqueles que nasceram entre os dias 4 e 7 de cada mês eu recomendo que verifiquem se seu mês de nascimento já havia começado, ou ainda não, de acordo com o horário e dia exato em que inicia o mês chinês, mas não basta procurar nas tabelas, porque é preciso ainda saber para que meridiano a tabela foi calculada e retirar ou somar horas ate obter a horário desse inicio no seu país.

Um grande abraço a todos,

Silvia Sacramento.